19 3236-0111

PATOLOGIA MOLECULAR - NOVO MÉTODO DISPONÍVEL NO MULTIPAT

A partir de agora o Multipat realiza a pesquisa de mutações gênicas em neoplasias por PCR em tempo real (reação em cadeia pela polimerase), através do sistema Idylla®.

A Oncologia tem se desenvolvido para conhecer cada vez mais os processos moleculares das neoplasias para se indicar medicamentos mais eficazes. Dada a crescente incidência das neoplasias na população, seu diagnóstico preciso em tempo hábil torna-se fundamental para o sucesso da terapêutica, com impacto positivo tanto na vida do paciente, quanto nos custos desses tratamentos.

Neste processo a Patologia, tradicional aliada do Oncologista para o diagnóstico e tratamento das neoplasias, evoluiu grandemente nas últimas décadas, associando as técnicas moleculares ao estudo morfológico convencional. Assim, o diagnóstico das neoplasias hoje não prescinde, na maioria dos casos, de estudos imunoistoquímicos e agora, de forma crescente, das técnicas moleculares, como a PCR (reação em cadeia com polimerase) e NGS (sequenciamento gênico de última geração) para detecção de mutações.

Por sua natureza especializada, muitas das técnicas moleculares são realizadas por laboratórios específicos, muitas vezes distantes dos centros onde está o paciente e onde este será cuidado. Frequentemente, as questões logísticas levam a um retardo do diagnóstico e do início do tratamento personalizado. Para o paciente, este fator gera angústia e pode impactar no sucesso do tratamento. Para os pagadores do sistema de saúde, a demora pode levar a dilatação do prazo de internação e aumento de custos decorrentes da não instituição do adequado esquema terapêutico em tempo hábil.

Neste cenário, o desenvolvimento tecnológico trouxe uma inovação que alia simplicidade e segurança no processo do diagnóstico molecular, com acesso facilitado para um laboratório de Patologia – o Idylla®.

Contando com uma equipe qualificada de Patologistas, com áreas de concentração nas diversas especialidades da Oncologia, o Multipat realiza agora pesquisas de alterações genéticas (em especial, mutações) através da tecnologia Idylla®, de PCR em tempo real completamente automatizada. Este método é capaz de realizar em curto intervalo de tempo (até 3 horas/teste) e com consumo de mínima quantidade de material (equivalente a uma lâmina histológica apenas) diversos testes – quadro 1.

Todos os testes já foram aprovados pela ANVISA para execução pela tecnologia Idylla® no Brasil. Estão em fase de aprovação a pesquisa molecular de instabilidade de microssatélite e a pesquisa molecular em meio líquido (biópsia líquida).

QUADRO 1: ALGUMAS ALTERAÇÕES MOLECULARES AVALIADAS PELO IDYLLA®:

- EGFR: pesquisa de 51 mutações nos exóns 18, 19, 20 e 21;
- KRAS: pesquisa de 21 mutações nos exóns 2, 3 e 4;
- NRAS: pesquisa de 18 mutações nos exóns 2, 3 e 4; e,
- BRAF: pesquisa de 7 mutações no códon 600.

QUADRO 2: VANTAGENS DO SISTEMA IDYLLA®:

RAPIDEZ: O processo completo, entre a inserção da amostra no aparelho e o resultado final é de 2 a 3 horas

SENSIBILIDADE: O método pode ser feito com quantidades mínimas de células neoplásicas, tanto de cortes de tecidos parafinados, quanto de biopsia líquida

VERSATILIDADE: O método permite a avaliação simultânea de vários loci genéticos e de vários genes

SIMPLICIDADE: O equipamento é compacto e o sistema permite sua utilização sem a complexidade exigida para um laboratório convencional de Patologia Molecular; além do mais, não é exigente em termos de recursos humanos

SEGURANÇA: Todo processo é feito em um sistema fechado, tanto do equipamento, quanto do cartucho no qual a amostra é avaliada; isto evita erros devido à manipulação e contaminação da amostra; controles de reação já estão inseridos no cartucho, aumentando a confiabilidade dos resultados

CONFIABILIDADE E OBJETIVIDADE: Ao final do processo, o equipamento oferece o resultado das mutações gênicas através de um algoritmo próprio, o que elimina a necessidade de interpretações subjetivas

INDIVIDUALIZAÇÃO NO PROCESSO: Cada amostra é processada em um cartucho fechado, individualmente, permitindo que a pesquisa seja feita no tempo necessário para a conveniência do oncologista e do paciente; não há necessidade de processar um número mínimo de amostras, o que poderia acarretar retardo.

SUPORTE: O sistema pode ser monitorado e atualizado on line. Equipes de profissionais especializados estão disponíveis para assessoria ao Laboratório

Conclusão
Com isto, o Multipat pretende agilizar o tempo de laudo e oferecer o diagnóstico mais completo e seguro possível, conforme recomendações da literatura médica. Esta tecnologia difere das demais existentes no mercado, especialmente pelo baixo consumo de material biológico, pela segurança do teste (baixo risco de contaminação ou reação cruzada), altas sensibilidade e especificidade e pela agilidade na entrega do resultado. O método ofertado pelo Multipat confere um novo “status” à Oncologia em Campinas e região no que diz respeito aos exames moleculares, uma vez que este se torna o primeiro laboratório de Anatomia Patológica a fazê-lo. Com isto, pretendemos contornar os inconvenientes decorrentes do envio dos espécimes para outros centros, como ocorre atualmente. Com isto, o Multipat pretende agilizar o tempo de laudo e oferecer o diagnóstico mais completo e seguro possível, conforme recomendações da literatura médica. Esta tecnologia difere das demais existentes no mercado, especialmente pelo baixo consumo de material biológico, pela segurança do teste (baixo risco de contaminação ou reação cruzada), altas sensibilidade e especificidade e pela agilidade na entrega do resultado. O método ofertado pelo Multipat confere um novo “status” à Oncologia em Campinas e região no que diz respeito aos exames moleculares, uma vez que este se torna o primeiro laboratório de Anatomia Patológica a fazê-lo. Com isto, pretendemos contornar os inconvenientes decorrentes do envio dos espécimes para outros centros, como ocorre atualmente.
Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas
Sábados das 08:00 às 12:00 horas

Praça Mauá, 58 Jardim Guanabara
Campinas - SP - CEP 13020-220
Telefones: (19) 3236-0111/ 3236-3044/ 3232-6185

E-Mail: multipat@uol.com.br
Criação de Sites Profissionais – em Campinas, São Paulo - SP