19 3236-0111

Dúvidas Frequentes

O QUE É ANATOMIA PATOLÓGICA?

Anatomia Patológica é o ramo da medicina que se dedica a estudar as doenças, sua apresentação morfológica, fazer o diagnóstico e tentar estabelecer dados prognósticos para o correto tratamento e previsão da possível evolução do paciente.

PATOLOGISTA É UM MÉDICO?

Sim. A formação básica do médico patologista é a mesma de qualquer outro médico, com seis anos de graduação. Após este período há mais três anos de residência médica específicos em Anatomia Patológica, envolvendo as diversas subespecialidades (como hematopatologia, patologia do trato gastrointestinal, uropatologia, neuropatologia etc.), além de citopatologia, patologia de necropsia e biologia molecular.

POSSO COLHER MEU EXAME NO MULTIPAT?

Não. Os médicos do Multipat não colhem nenhum tipo de material. No entanto, os diversos tipos de material (biópsias, peças cirúrgicas, líquidos etc.) podem ser encaminhados de clínicas ou hospitais de qualquer local para o Multipat, seja pessoalmente (paciente ou preposto entrega no Multipat), via mensageiro do Multipat (entrar em contato com nossa recepção para averiguar disponibilidades) ou mesmo via correio.

COMO FAÇO PARA RETIRAR MEUS LAUDOS NO MULTIPAT?

Assim que você deixar seu material no Multipat, receberá um protocolo. É com ele que você ou um preposto seu, com um documento que identifique o grau de parentesco terá acesso remoto ao laudo quando concluído. Se você desejar podemos parametrizar que o mesmo seja encaminhado via e-mail no ato do cadastro. Assim, quando o exame ficar pronto, estará disponível no site www.multipat.com.br para consulta e impressão. Caso o seu exame tenha sido encaminhado diretamente da clínica (consultório médico, clínica de ultrassonografia, hospital etc.), o laudo será encaminhado diretamente para o consultório do médico solicitante.

SE EU PERDER O PROTOCOLO, COMO DEVO PROCEDER PARA RETIRAR MEU EXAME?

Compareça ao Multipat com um documento de identificação original.

O QUE É IMUNOISTOQUÍMICA? ELA É INDICADA EM TODAS AS BIÓPSIAS OU EM TODOS OS TUMORES?

Imunoistoquímica é um exame complementar em anatomia patológica que visa responder algumas questões levantadas pelo patologista quando analisou a biópsia convencional. Estas perguntas podem ser: qual tipo de linfoma? Qual o sítio primário de um tumor metastático? Há infecção por HPV ou vírus de Epstein-Barr? Esta neoplasia pode responder a um certo tipo de tratamento (especialmente nos casos de câncer de mama)? Este exame pode ser utilizado também para caracterizar melhor doenças não-neoplásicas, como infecções e inflamações. Assim, uma pequena porcentagem dos casos de uma rotina diária de um laboratório geral (menos de 10%) tem indicação de imunoistoquímica.

O QUE É FEITO COM O MEU MATERIAL DEPOIS QUE O EXAME É FEITO?

De acordo com a legislação vigente, os melhores entendimentos ditam que lâminas e blocos de parafina fiquem sob responsabilidade do laboratório por 20 anos, podendo ser desprezados como resíduo hospitalar depois deste período. Caso você deseje retirar seu material e armazená-lo com você, é um direito seu, devendo fazer a solicitação ao seu laboratório.

SOU MÉDICO E GOSTARIA DE MANDAR O MATERIAL COLHIDO EM MEU CONSULTÓRIO PARA O MULTIPAT. COMO PROCEDER

Caro colega, será um prazer poder atendê-lo e a seus clientes. Caso seu consultório seja em Campinas, solicitamos que entre em contato com nossa secretaria (3236-0111, 3236-3044, 3232-6185) para que agendemos o melhor horário para retirada de material em seu consultório por um de nossos motoristas, além de combinarmos o fornecimento de material de consumo (frascos com formalina tamponada, formulários de solicitações de exames etc.). Caso o seu consultório seja em outra cidade, infelizmente não teremos como disponibilizar transporte. No entanto, resta-nos o envio via correio.

EM QUANTO TEMPO MEU EXAME FICA PRONTO?

O tempo de execução de um exame depende de sua complexidade. Citologia cervico-vaginal (Papanicolaou) e citologia de biópsia aspirativa (de tireoide, de mama, de linfonodo, por exemplo) são os exames menos complexos tecnicamente, por isso, pedimos um prazo médio de 5 dias úteis. Já biópsias levam um pouco mais de tempo para a completa preparação do material para ser avaliado pelo patologista, o que nos leva a dar um prazo médio de 7 dias úteis para sua execução. Já para os exames imunoistoquímicos pedimos um prazo de 7 dias úteis. No entanto, em casos excepcionais, estes prazos podem ser encurtados, desde que previamente conversado com um de nossos patologistas.

Não hesite em nos contatar para sanarmos qualquer outra dúvida não contemplada aqui.
Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas
Sábados das 08:00 às 12:00 horas

Praça Mauá, 58 Jardim Guanabara
Campinas - SP - CEP 13020-220
Telefones: (19) 3236-0111/ 3236-3044/ 3232-6185

E-Mail: multipat@uol.com.br
Criação de Sites Profissionais – em Campinas, São Paulo - SP